Uma tarde em Èze, no Sul da França

Do topo de um vilarejo, a gente se depara com uma das vistas mais lindas da Riviera Francesa. Se você estiver de carro pelo sul da França, inclua Èze no seu roteiro. A aldeia medieval fica a apenas 12 km de Nice, em direção a Mônaco. Debruçada sobre o mar mediterrâneo, o lugar ainda pouco conhecido, vale o pit stop.vista2

Em poucas horas é possível ver tudo! A cidadezinha está dividida em duas: Èze sur Mer, que seria a parte baixa, ou seja, perto do mar e Èze Village, a parte antiga, que fica no topo da colina e é pra lá que você deve ir.

Uma dica importante: carros não entram em Éze Village! Há apenas um estacionamento público próximo à entrada do vilarejo e, por ser pequeno, ele vive cheio, apesar de ser pago. É preciso pagar antecipado na máquina. Muitos turistas ficam perdidos sobre como proceder, mas é simples: basta digitar a placa do carro, quantas horas você pretende ficar e deixar o comprovante no painel do carro, de forma visível. Na rua há pouquíssimas vagas, então fique atento assim que chegar na cidade e evite horários de pico. Principalmente na alta temporada, o ideal é chegar antes das 10h da manhã.

porticoentrada
O portão de entrada do vilarejo

Para acessar a vila é preciso subir à pé uma ladeira um tanto íngreme, o que pode sim ser complicado para pessoas mais idosas ou com problemas de mobilidade.

Para aqueles com mais preparo físico existe uma rota alternativa, o Caminho de Nietzche. É uma trilha que começa na parte baixa de Èze e vai até o topo da aldeia. O percurso tem cerca de 1,6km e pode ser feito em aproximadamente 1 hora. O caminho tem esse nome, porque aqui, o filósofo alemão fez algumas de suas andanças solitárias. caminhodenietzcheNietzche era um frequentador da Riviera Francesa e chegou a morar em Nice. Numa de suas subidas pela trilha, lá pelos idos de 1880, ele teve o insight para escrever “Assim falou Zaratustra”, uma de suas obras mais importantes.

Èze é linda e preserva sua arquitetura original, com casas de pedra, ruas estreitas,  ladeiras e estilo medieval. cenario2É muito parecida com Saint-Paul-de-Vence, mas se eu fosse comparar as duas, diria que Saint-Paul-de-Vence tem mais infra-estrutura e supera Èze no quesito charme, porém a vista panorâmica de Èze ganha disparado!

aleevistaPena que no dia em que fomos estava muito nublado. Mesmo assim nosso passeio foi incrível. Èze fica a 400 metros de altitude e foi construída sobre as ruínas de um castelo do século XII. A atmosfera medieval é indescritível. E que delícia percorrer aquelas vielas, sem compromisso… apenas admirando suas muralhas, escadas, jardins bem cuidados e portas antigas.portabonita

Pra quem adora bater perna, há várias lojinhas e galerias de arte. cenario3

galeriaevista

Uma simpática igrejinha amarela também chama a atenção. Do pátio da Eglise Notre Dame de l’Assomption também se tem uma vista linda da região.igreja2

Para sua visitinha rápida, não deixe de, ao menos, passar em frente do Château de la Chèvre d’Or, um hotel de luxo cujo restaurante tem duas estrelas do Guia Michelin. chevredorO hotel também tem o privilégio de ter uma lenda curiosa pra chamar de sua: conta-se que ali havia um casebre onde morava uma senhora muito simples, que vendia leite e queijo obtidos de seu rebanho de cabras. O pagamento, em moedas de ouro, era cuidadosamente guardado entre as pedras da casa. A senhora morreu e o tesouro ficou escondido ali por muitos anos, até que um homem, guiado por uma cabra dourada até o local, comprou a velha casa e descobriu a fortuna. Enfim, apenas uma lenda fofa pra você contar quando mostrar as fotos de Èze pra alguém! rsrs

mapaentradaOutro programa muito procurado é o Jardim Exótico. Mais do que a coleção de cactus e suculentas, o que atrai os turistas é a vista da Côte d’Azur. Nós não fomos, porque o dia estava muito cinza para pagar 18 euros, cada um, para entrar. Mas num dia de céu aberto, acho que vale a visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s