Saint-Paul-de-Vence, uma jóia no sul da França

Se você for para o sul da França, por favor, inclua Saint-Paul-de-Vence no roteiro. Nem que você passe apenas algumas horas por lá. Esse é o lugar mais encantador que você, muito provavelmente, vai visitar na Riviera Francesa.

Uma cidadezinha medieval, protegida por uma muralha de pedras e encravada no topo de uma colina. Some-se a isso o lifestyle e o bom gosto francês, além de uma boa dose de arte e cultura. Prepare-se para se apaixonar!

IMG_5552

Aqui, a vida passa num ritmo diferente. O vaivém diário de turistas parece não interferir no cotidiano dos cerca de 3.500 habitantes. Senhores jogam petanca na praça, artistas pintam seus quadros, moradores batem-papo em frente ao comércio e a sorveteria fecha impreterivelmente no horário, mesmo que ainda haja clientes ávidos por uma casquinha. (sim, isso aconteceu com a gente! rsrs)

Quando os lojistas fecham o caixa, trancam as portas e os visitantes lotam os ônibus de excursão para ir embora, Saint-Paul-de-Vence é tomada por um silêncio absoluto. E isso acontece por volta da 6 da tarde!! A partir daí, ouve-se apenas o tilintar de taças em um ou outro restaurante ainda aberto.

Nós estivemos lá duas vezes. A primeira em 2014, numa passagem rápida de apenas algumas horas. Gostamos tanto que nunca tiramos Saint-Paul-de-Vence da cabeça. Quando fizemos o roteiro, para ir de novo ao sul da França, em 2019, tínhamos apenas uma certeza: passar uma noite naquele lugar mágico.

Alugamos uma quitinete pelo AirBnb. Super bem localizada, na entrada da cidade e a responsável pelo lugar, sempre muito gentil.

A hospedagem era bem em frente à delegacia, não que em Saint-Paul-de-Vence você precise se preocupar com segurança rsrs. Dormir lá foi uma experiência incrível, além de ser um destino mega romântico.IMG_5526

Há uma única entrada, a Porta de Vence, que guarda vestígios da muralha original erguida ali, lá pelos idos do século XV. Bem ao lado um canhão que já serviu para defender o vilarejo.IMG_5525.JPGApós passar pela entrada principal, há um escritório de turismo, onde é possível retirar um mapa do lugar. O vilarejo é minúsculo, tem uma área cerca de 7km² e apenas 3 ruas principais. Ou seja, realmente, em poucas horas é possível olhar tudo mais de uma vez. IMG_5571IMG_5530Mas o gostoso é poder curtir como os locais: sem pressa. Explorar becos e ruelas, admirar os jardins das casas, observar a vista lá do alto.

IMG_5546IMG_5679

E assim como as flores, as fontes também enfeitam o caminho. Água potável e um cenário lindo pra foto.IMG_5529IMG_5531

Imaginem uma cidade medieval, praticamente intacta! Saint-Paul-de-Vence é tão pitoresca que até as placas das ruas são feitas de pedra, com os nomes entalhados.IMG_5669

Outro detalhe são as portas. Uma mais linda que a outra. É comum vermos turistas tirando fotos e fazendo poses em algumas delas.IMG_5575

Tudo aqui é um charme. Lojinhas de souvenir, sabonetes e outros produtos da região de Provence, galerias de arte e cafés. O mais famoso deles é o Café de La Place, ou café da praça.IMG_5636 É nessa pracinha de terra batida que a vida social do vilarejo “ferve”. Lá, fomos apresentados à petanque, um jogo primo da bocha e que é paixão no sul da França.IMG_5637Pedimos um lugar na varanda do Café de La Place. Tomamos café, comemos crepe de Nutella e assistimos a um bom jogo de petanca. E mesmo sem entender as regras, entramos no clima. 

IMG_5639

Saint-Paul-de-Vence é assim… Numa simples caminhada, a gente se depara com uma escultura no alto da casa.IMG_5563

A ligação do vilarejo com a arte é antiga. É que no começo do século XX, a nata artística e intelectual européia passou a frequentar o lugar. Os habitués eram ninguém menos que Picasso, Miró, Signac, Matisse, Léger, Braque. Chagall chegou a morar aqui e está inclusive, enterrado no cemitério de Saint-Paul-de-Vence. O principal hotel da cidade, La Colombe D’Or recebia muitos desses artistas, que sem dinheiro para a hospedagem, pagavam com suas obras. Incrível, né?

Entre as lojinhas, indico uma visita à Fragonard. As fragrâncias são produzidas em Provence e  a loja traz, além de cremes, sabonetes, aromatizadores de ambiente, roupas e peças de decoração com a cara da Riviera Francesa. Uma super recordação e ótima dica para presentes.IMG_5652

IMG_5658IMG_5651

Saint-Paul-de-Vence fica a apenas 20 km de Nice. O melhor jeito de chegar é alugar um carro.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s