O mapa das compras em Paris

Europa em geral, pra mim, não é um destino que remete à compras. Mas esse é apenas o meu ponto de vista. Muita gente viaja já pensando no que vai trazer de volta. E pra quem ama moda e roupas grife, vamos combinar que Paris é o lugar certo.

E tem outro fator, super importante hoje em dia: a bagagem. As companhias aéreas estão cada vez mais restringindo os volumes permitidos ou cobrando caro por cada peça. Nós sempre tentamos viajar leve, geralmente com uma mala pequena. Por isso, pra comprar algo, tenho que escolher o que realmente gostei.

Em viagens, eu e o Alê batemos muita perna, ficamos atentos a tudo e entramos em diversas lojas, na maioria das vezes apenas pra conhecer. É bacana ter essas referências do que existe lá fora, observar o que está na moda, saber o que é tendência em lojas de decoração, ver utensílios diferentes pra casa e novidades em produtos tecnológicos, mas não necessariamente comprar tudo isso.

A gente adora, por exemplo, lojas de artigos esportivos, camping, coisas pra casa, tecnologia. Fuçamos tudo, até supermercados rsrs.

Separamos aqui uma lista de lugares já famosos e outros que foram uma descoberta pra gente. Endereços de Paris pra quem, além de passear e tirar fotos, também quer gastar alguns euros.

2. Shopping Beaugrenelle

Não combina muito com Paris, mas é aquele estilo de Shopping que brasileiro gosta, rsrs. Corredores amplos, 6 andares, lojas de marcas conhecidas, supermercado, restaurantes e cinema. IMG_5500Bem pertinho do Champ de Mars e a dez minutos à pé da Torre Eiffel fica o Beaugrenelle, em referência ao nome do bairro. Inaugurado em 2013, esse é um dos maiores centros de compra da cidade. A construção é super moderna e toda envidraçada. Algumas passarelas conectam as diferentes alas do shopping.IMG_5496Do mesmo grupo das Galleries Lafayette, porém com marcas mais acessíveis. Aqui você vai encontrar Zara, Tommy Hilfiger, Hollister, Esprit, H&M, Adidas, Nike, Levi’s, Lacoste, Mango, Sephora, The North Face, entre outras.

Como chegar: de metrô, Linha 6 estação Bir-Hakeim ou Linha 10 estação Charles Michels ou  Javel

2. Galeries Lafayette Haussmann

Um clássico das compras em Paris. A Galeries Lafayette é a loja de departamentos número 1 da França. Está em todo canto do País e até em outros lugares da Europa. Aqui, a gente encontra de tudo: roupas, acessórios, maquiagem, perfumes, sapatos, brinquedos, utensílios domésticos etc.

A loja principal é conhecida como Galeries Lafayette Haussmann, por ficar localizada na boulevard Haussmann, no 9º arrondissement. Ela tem 10 andares!!! É pra se perder mesmo. É quase um complexo, já que tem mais dois edifícios anexados, um apenas com artigos para homens -Lafayette Homme – e outro específica para coisas de casa – Lafayette Maison.

A Lafayette é conhecida por vender artigos de luxo e marcas famosas. Se algo vai ser tendência no mundo, pode ter certeza que estará aqui antes! Afinal, estamos falando de Chanel, Dior, Louis Vuitton, Prada, Saint Laurent, Cartier e por aí vai …

Mas têm muitas opções acessíveis pra quem não busca algo tão luxuoso e sempre há  peças em promoção. Além de uma área Gourmet maravilhosa, tanto para comer ali mesmo ou comprar produtos de culinária pra levar.

IMG_4947
A cúpula da Galeries Lafayette Haussman, inaugurada em 1912.

A loja histórica foi fundada em 1912. Vale a pena visitar, mesmo se você não estiver a fim de comprar nada, simplesmente porque o lugar é lindo. Não é à toa que recebe 37 milhões de pessoas por ano!!!!!

Endereço: 40, Boulevard Haussmann

3. Galeries Lafayette Champs Elysées

Nós estivemos em Paris, em maio e a nova loja havia ficado pronta em março. Aproveitamos, então, pra visitar a recém inaugurada unidade da Champs Elysées, que fica num prédio art deco dos anos 30, totalmente remodelado. IMG_5225A Galeries Lafayette da Champs Elysées traz um conceito mais moderno e digital, o que já fica visível no túnel de LED da entrada.

IMG_5214IMG_5219Ao invés de vendedores tradicionais, personal stylists… O cliente pode, inclusive agendar um horário através de um aplicativo pra receber orientação sobre o que comprar!! A disposição dos produtos também segue outra linha e não é tão segmentada por marcas e gêneros, e sim por temas. E nada de vitrines na calçada: produtos selecionados ficam expostos em displays dentro da loja. O novo padrão tem atraído consumidores mais jovens.IMG_5227A área de alimentação fica no subsolo e tem opções super gostosas desde cafés até comidinhas e uma adega de vinhos. No rooftop, no 3º andar tem alguns restaurantes.

Uma curiosidade: na loja conceito, os banheiros do subsolo não têm gênero. Vimos muitos turistas perdidos, principalmente os mais velhos, procurando o masculino e o feminino… E seguindo a linha moderna dessa loja, até os toaletes são high-tech. Eles instalaram aquelas privadas japonesas que tem um monte de funções e até jato de água.

Endereço: 60 Avenue des Champs-Élysées, 75008

4. Publicis Drugstore

Estávamos caminhando pela Avenida Champs- Elysées e entramos, por acaso, nessa porta giratória, achando que era só uma farmácia. Nem imaginávamos o mundo de coisas que tem lá dentro! Que lugar incrível!!!IMG_5202É uma loja de conveniência diferenciada. Tem papelaria, presentes, souvenires, tabacaria, livros, revistas, chocolates, produtos de beleza… IMG_5190IMG_5191De livros de arte até até bichinhos de pelúcia! Tem praticamente tudo que você possa imaginar! Artigos com um design super diferente e criativo. IMG_5194IMG_5193Ah, e claro, uma farmácia de verdade, que fica no fundo da loja.IMG_5196Tem também um mercadinho, com sanduíches, refrigerantes e outras comidinhas pra levar. Além de uma padaria, um bar e um restaurante super badalado.IMG_5197IMG_5199

A Publicis Drugstore fica na Av. des Champs-Élysées, 133

5. Le Drugstore Parisien

Indo nessa linha de farmácia que não é farmácia (rsrs) a Drugstore Parisien também ganhou um cantinho no meu coração!IMG_4660Outra descoberta que vale a pena compartilhar com vocês. Dois andares de pura diversão! Produtinhos de beleza diferentes, presentes pra lá de originais de Paris, eletrônicos, papelaria, lanchinhos saudáveis e até serviços de maquiagem, escova e massagem.

É uma loja de conveniência de beleza! A Le Drugstore Parisien foi criada através de uma parceria da L’oreal e da Casino, duas marcas francesas super fortes. Além de produtos da L’oreal, a gente encontra Maybelline, Garnier, NYX, Essie, Sanoflore, entre outras.IMG_4945Tem produtos de beleza travel size, máscaras pro rosto, marmitas coloridas, kit pra piquenique, enfeites e muito mais. E pra deixar a experiência mais leve também no bolso, metade do que você vê na loja custa menos de 10 euros. E tem muita coisa legal por menos de 5 euros!!

Quando falei pra gerente que queria falar sobre a loja para um blog brasileiro, ela foi super simpática e deixou a gente mega à vontade.

Endereços: Rue du Bac, 122 e Rue de la Chaussée d’Antin, 66

6. Qualquer farmácia

Os produtos dermocosméticos franceses são espetaculares e isso é um fato! Então, em qualquer fármacia que você entrar, vai encontrar algo muito bom num valor que vale a pena. Cremes pro rosto, protetores solares, hidratantes, shampoos e, claro, algum remedinhos que não precisem de receita.IMG_5802IMG_5791IMG_5792IMG_5790Eu recomendo os produtos da Mavala, que são super difíceis de se achar no Brasil. É uma marca suíça que tem produtos ótimos para cuidados com as unhas.

7. Sephora

Outro clássico dos produtos de beleza. Aqui, as mulheres do mundo todo enlouquecem. São dezenas de lojas só em Paris! A marca dispensa apresentações. Mas vale dar algumas dicas.

Aproveite as promoções. Toda semana tem alguma seção em oferta.IMG_5812Antes de se empolgar e encher a sua cestinha, compare os preços no site da Sephora francesa e da Sephora brasileira. Eu fiz isso e descobri que vários produtos que eu queria não compensavam. A diferença de preço, muitas vezes não chegava a quinze reais. E no Brasil, a gente ainda tem a vantagem de poder parcelar o pagamento. Comprar sem valer tanto a pena, evita também o desgaste na alfândega e o peso extra na mala.IMG_5796Peça brindes! Sem a menor cerimônia. Chame um(a) vendedor(a) pra te ajudar, seja simpática e depois de escolher suas compras pergunte se ele/ela tem presentinhos pra você! Da última vez ainda brinquei com o vendedor que meu marido ia ficar com ciúmes dos brindes. Ele abriu uma gaveta e me deu um monte de amostras masculinas, além de tudo que já tinha me dado antes.

Deixe pra comprar todas as suas maquiagens e perfumes na Sephora de uma só vez: no mesmo dia e na mesma loja. Por quê? Para ter direito ao reembolso do imposto IVA, o détaxe. Para ter de volta 12% do valor de uma compra, é necessário que a quantia de, no mínimo, 175 euros esteja numa única nota. Na hora de pagar, informe o vendedor que você é estrangeira e que vai pedir o reembolso. Ele vai te explicar como funciona! Isso vale para todos os estabelecimentos, claro!

São 6 unidades da Troifoirien espalhadas por diversos arrondissements de Paris. E eu tirei foto dos produtos e dos preços, porque se contar, ninguém acredita.

Marcas consagradas se misturam à outras desconhecidas, mas tudo a preço de banana. Não me pergunte como a rede consegue essa proeza.IMG_4670 A loja é bem bagunçada e tudo fica meio amontoado. Caixas de maquiagem L’Oreal ao lado de toalhas de banho, meias-calcas e chocolates KitKat. O negócio aqui é fuçar.IMG_4668Tem de tudo mesmo!! Panela da grife do famoso chef Jamie Oliver, vinhos de ótima procedência, utensílios de cozinha, roupão, guarda-chuva, roupas íntimas, potes de vidro com doces franceses, brinquedos… uma infinidade de artigos. Chega a ser surreal!

Eu comprei alguns shampoos a seco da marca Aussie, que estavam pela bagatela de 1,25 euro. Imperdível.IMG_4671Se você estiver caminhando e vir essa placa, entre! Depois me conta o que achou.

Endereços: Rue de Renne, 99/ Boulevard Saint_Michel, 57/ Rue Monge, 38/ Rue Oberkampf, 35/ Rue Brésil, 37 e Rue Lecourbe, 50

9. Xiaomi

Eu jamais teria entrado nessa loja se o Alê não fosse super ligado em tecnologia, gadgets e já conhecesse a marca. A fachada é feia e a comunicação do lado de fora, realmente tem pouquíssimo apelo. Mas é só entrar para mudar de ideia.IMG_5328A Xiaomi é uma gigante chinesa de produtos eletrônicos. A terceira maior fabricante de smartphones do mundo, atrás de Samsung e Apple. Ela projeta, desenvolve e vende, além de celulares, aplicativos e dispositivos inteligentes voltados para automação doméstica.

A Mi Store fica na avenida mais chique de Paris, a Champs Elysées e é a maior loja física da marca em toda Europa. São dois andares de produtos super bacanas.IMG_5327IMG_5325Pra se ter uma ideia do que você vai encontrar por lá: projetores, câmeras de segurança, smartwatches, purificador de ar, powerbanks, fones de ouvido bluetooth, chaleiras elétricas, escovas de dentes inteligentes, tudo para automação residencial, brinquedos, bicicletas elétricas, tripés e paus de selfie, guarda-chuva, mochilas, balanças, medidores de pressão digitais… A marca prima por um design inovador, moderno e, dependendo do tipo de produto, também compacto.

IMG_5323

IMG_5317

Endereço: Av. des Champs Elysées, 30

10. Lojas de artigos culinários

Com certeza há muitas lojas de coisas pra cozinha em Paris, já que os franceses são mestres da alta gastronomia! Nós conhecemos 4 lugares que podemos indicar aqui. Se você souber de outros, conta pra gente nos comentários!

A Du Bruit Dans La Cuisine é um desses paraísos culinários. Acessórios, panelas, louças coloridas, livros de receitas, temperos e ingredientes. Uma festa pros olhos. Fica pertinho do Centre Pompidou.IMG_5135

IMG_5136

Outra loja imperdível desse segmento é a La Bovida. A loja é especializada em cozinha profissional, tantos que os melhores restaurantes da cidade compram aqui seus artigos. Mas os amantes da gastronomia também encontram acessórios e eletroportáteis domésticos.

IMG_5121

Vale a pena passar também pelas A. Simon e Mora.

A A.Simon vende de tudo e é uma loja mais refinada. Tem panelas, facas, forminhas, mandolines e até louças e cristais. Vimos umas tábuas de madeira super chiques!!

Já a Mora é especializada em produtos para confeitaria, apesar de vender muitos outros artigos, como facas e panelas

Endereços:

Du Bruit Dans La Cuisine: Rue Rambuteau, 93

La Bovida: Rue Montmartre, 36

A.Simon: Rue de Montmartre, 48

Mora: Rue de Montmartre, 13

11. Little Extra

Prepare-se pra morrer de amor! O slogan deles é algo como: um presente pra cada ocasião. E se não tiver ocasião nenhuma, você vai querer comprar só porque tudo lá dentro é fofo. IMG_5132IMG_5131Tem vaso de planta, bolsa de palha, bóia de piscina, potinhos e louças coloridas, bowls, jogos americanos, balões divertidos, brinquedos e até miniaturas de Nutella… Enfim, um monte de miudezas, enfeites e cacarecos. Nada que, no fim das contas, a gente precise, mas que com certeza adoraria levar pra casa. IMG_5130IMG_5125IMG_5127

A Little Extra fica no Quartier des Halles, na Rue Rambuteau, 120, bem pertinho do Centre Pompidou. Mas tem diversas lojas em Paris, principalmente nas grandes estações de metrô e trem.

12. Hema

Posso morar aqui? Seria a melhor definição dessa loja. Um mundo doce, colorido e original. Desde artigos de decoração, papelaria, banheiro até necessáires e caixas de remédio.IMG_5010

IMG_4987Nada aqui é sem graça. Dois andares pra você se apaixonar. Por um milagre, saí de lá de mãos vazias, mas só porque me lembrei que a mala era pequena. Se não … rsrs.IMG_5002IMG_4994Decoração, cozinha, artigos pra festa. Tem forminhas de gelo de formatos inusitados, copos coloridos de acrílico, kits pra aperitivo, vidros de balinhas e cestos de palha. Além de todos os produtos, tem uma seção só com guloseimas.

IMG_4992IMG_4991IMG_5001IMG_4998IMG_5003IMG_5004

A Hema fica na Rue Rambuteau, 120, mas tem outros endereços.

13. Le Bon Marché

É a loja de departamentos mais antiga de Paris e por estar localizada do lado direito do rio Sena, se chama Le Bon Marché Rive Gauche. A história da loja é super curiosa. Começou como armarinho, em 1838. Até que em 1852, um visionário, Aristide Boucicaut, a assumiu e a renovou por completo, criando um novo modelo de negócios copiado até hoje no mundo todo: substituiu o sistema de negociação por preços fixos nas mercadorias, passou a permitir trocas e reembolsos, criou as liquidações, vendas sazonais e entregas em domicílio. Ele instalou até uma sala de espera para os maridos e de entretenimento para os filhos das clientes. Outra curiosidade é que a instalação da estrutura metálica foi feita pelo escritório de engenharia de Gustave Eiffel, o criador da famosa Torre Eiffel. Na época, a arquitetura do Le Bon Marché foi revolucionária. Ou seja, mais que um mercado, esse é um ponto turístico que vale ser visitado.

No térreo, estão todas as marcas de beleza e perfumaria. Entre roupas e acessórios se encontram as consagradas grifes francesas, de Chanel à Dior.

La Grande Epicerie de Paris fica no prédio ao lado e faz parte do complexo. É um edifício inteiro com tudo o que há de melhor em termos de gastronomia. Só pra se ter uma ideia, são mais de 30 mil produtos gourmet. Desde itens básicos, como frutas e legumes, até queijos e vinhos, alimentos finos e acessórios para cozinha profissional. Tem uma boulangerie, açougue, peixes frescos, patisserie e produtos super selecionados do mundo todo.

Há também alguns restaurantes e um mercadinho onde é possível comprar sopas, saladas e alguns pratos prontos em embalagens descartáveis. Dá pra comer ali mesmo ou levar e fazer um pic-nic na praça que fica bem em frente. Aliás, logo ali ao lado fica a Capela da Medalha Milagrosa.

Endereço: Le Bon Marché – 24, Rue de Sèvres e La Grande Épicerie de Paris – 38, Rue de Sèvres

14. Monoprix

A gente ama esse supermercado! São diversas unidades espalhadas pela cidade. Num dos andares tem roupas e acessórios, tem um setor só de coisas pra casa e uma seção gigante de cosméticos e produtinhos de beleza do dia-a-dia. E, claro, uma boa parte dedicada à itens de alimentação e mercearia. Ter um Monoprix perto do hotel ou de onde se está hospedado é fantástico. O lugar é ideal pra comprar água, lanchinhos e comidinhas rápidas. Geralmente, perto dos caixas ficam algumas gôndolas com cosméticos travel size. O Monoprix da Champs Elysées é bem grande e super organizado. Vale a pena conhecer.Ouverture-champs-2018

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s