Como subir no Arco do Triunfo

Antes de contar como é essa experiência, acho bacana dar um panorama sobre esse símbolo do patriotismo francês. Afinal, a Europa em geral tem uma história super rica. E essa característica é notória também em Paris. Cada ponto turístico, cada monumento, cada bairro, absolutamente tudo nessa cidade tem um passado valorizado pelo povo e que vale a pena ser compreendido por nós visitantes. Com o Arco do Triunfo, não poderia ser diferente. Quando a gente entende a história por trás desse gigante, ele fica ainda mais bonito. Esse é um dos ícones mais famosos de Paris, ao lado da Torre Eiffel, e um monumento de extrema importância para os País, porque representa as conquistas do Exército de Napoleão Bonaparte.

AS14_03400
Foto: Alexandre Suplicy

A construção durou 30 anos e foi ordenada por Napoleão, em 1806, logo após a vitória na batalha de Austerlitz, vista pelos historiadores como uma obra-prima em termos táticos. Na ocasião, o Império Francês derrotou o exército austro-russo. Na base do Arco do Triunfo, você vai ver a Tumba do Soldado Desconhecido, no qual a chama fica sempre acesa! Ele foi erguido em 1921 e representa todos os franceses que morreram na Primeira Guerra Mundial e nunca foram identificados.

Bom, depois de entender tudo isso, vamos ao tema do post!

Subindo no Arco do Triunfo

Em primeiro lugar, pra chegar na base no Arco, você deve usar as passagens subterrâneas da Champs Elysée (elas se parecem com as entradas de estações do metrô). É impossível  atravessar a avenida para se chegar ao monumento. Imagine só: a praça onde ele está localizado é uma confluência de 12 avenidas!! O Arco tem 50 metros de altura, contra 300 metros da Torre Eiffel. E apesar de não ser assim tão alto estar no topo dele proporciona uma experiência incrível!DSC02673

A entrada custa €12. O guichê para comprar os ingressos fica nessa passagem subterrânea de pedestres. Para subir são 286 degraus em uma escada caracol. Há um elevador apenas para idosos, cadeirantes e mulheres grávidas.

DSC02792
A escada caracol que te leva ao topo! Foto: Alexandre Suplicy

Lá em cima, a recompensa! O pátio proporciona uma visão 360º de Paris. Nós pegamos um entardecer maravilhoso. É possível avistar toda Champs Elysée, o bairro de La Defense, além dos principais pontos turísticos da cidade, como a Torre Eiffel e até a Basílica de Sacre Coeur.

DSC02710
Do topo do Arco do Triunfo temos a visão perfeita da Torre Eiffel. Foto: Alexandre Suplicy
DSC02722
A Avenida Charles de Gaulle e La Defense ao fundo! Foto: Alexandre Suplicy

Como existe uma lei que não permite a construção de arranha-céus, em Paris, não há nenhum edifício bloqueando a paisagem.

DSC02712
É possível ver até a Sacre Coeur. Foto: Alexandre Suplicy

Eu e o Alê ficamos ali por mais ou menos duas horas e meia.

Antes de acessar o pátio superior, há um pequeno museu, dados sobre a construção e uma lojinha de souvenirs. Pra voltar à base, há uma outra escada caracol apenas para a descida.

O horário que recomendamos é o fim da tarde, para que você tenha a visão da cidade durante o dia, aprecie o pôr-do-sol e curta o mirante também à noite para ver Paris iluminada.

Acho que esse é um passeio que vale a pena, especialmente num dia bonito e de céu limpo. Afinal, não é todo dia que a gente tem a oportunidade de observar Paris de um outro ângulo!

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s