Capela da Medalha Milagrosa, em Paris

Ela está na lista das dez atrações mais visitadas de Paris! A estatística pode até surpreender quem costuma associar a Cidade Luz apenas à Torre Eiffel, Capela de Notre Dame, ao Louvre e ao Arco do Triunfo.

A Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse, ou simplesmente, Capela da Medalha Milagrosa é um dos mais importantes pontos de oração e peregrinação católica da capital francesa. A Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, para nós brasileiros, é a Nossa Senhora das Graças. Eu sou devota da Santa e estive na Capela nas duas vezes em que visitei Paris! Amo o lugar e a paz que ele transmite!DSC02843

A Capela fica no coração da cidade, no fundo de um pequeno pátio, bem atrás da famosa loja de departamentos Le Bon Marché.

Logo na entrada, é possível ver toda a história da Medalha Milagrosa em painéis, do lado esquerdo do corredor.IMG_4665

Esse edifício é especial, porque foi exatamente aqui que Nossa Senhora teria aparecido para uma jovem noviça: Catarina Labouré.

Pra contar sobre a medalha é preciso entender um pouco da história do lugar e das aparições.

A história das aparições

O edifício foi doado pelo governo para a ordem “Filhas de Caridade”, em 1813. O local passou a ser a sede da Congregação e o Convento das irmãs, que construíram no fundo do pátio uma Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A Igreja já foi modificada diversas vezes, ao longo dos anos, até ter a aparência de hoje. Até porque, após os relatos de Catarina, muitas noviças queriam fazer parte deste Convento e ele precisou ser ampliado.

Em 1830, enquanto estava em oração, na Capela, a noviça viu, por 3 dias seguidos, o coração de São Vicente, em 3 cores diferentes: branco (cor da paz), vermelho (cor do fogo) e preto (sinal das desgraças que cairiam sobre a França).

O que se conta é que após esse episódio, Catarina teria rezado e pedido a São Vicente para ver a mãe de Jesus. Na madrugada, desse mesmo dia, ela teria sido acordada por um anjo, com a mensagem de que Maria a estava esperando na Capela. Isso foi em julho de 1830.

Mais duas aparições vieram na sequência, em novembro e dezembro do mesmo ano.

A medalha

Em uma das visões, Nossa Senhora teria pedido que fossem confeccionadas medalhas com a imagem que Catarina tinha presenciado: a Virgem Maria, sobre o globo terrestre, esmagando uma serpente e soltando raios de luz das mãos, que simbolizam as graças que derramaria sobre todos que pedissem por sua proteção. Em volta da Virgem, formava-se uma moldura oval e em letras de ouro estava escrito: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”LRG_DSC02863

Catarina teria visto também o reverso da medalha: a letra M, que é a inicial de Maria, e sobre ela a cruz de Jesus. Logo abaixo aparecem dois corações, o de Jesus e o de Maria. Ambos tem duas pequenas chamas indicam que eles queimam de amor por nós. À esquerda, o Coração de Jesus está envolto por uma coroa de espinhos e há uma chaga aberta que sangra, representando nossos pecados. À direita, o Coração de Maria está atravessado por uma espada em referência à dor que Ela sentiu durante a Paixão de Seu Filho por nós. Em torno da medalha estão desenhadas doze estrelas, que representam a coroa da Santíssima Virgem e seu poder sobre toda a Criação. Tudo o que Ela pede a Deus, Ela obtém.IMG_4664

Num primeiro momento, Catarina foi desacreditada e seus relatos não surtiram efeito. Não houve permissão para cunhar as medalhas. Apenas dois anos depois, quando Paris foi atingida por uma terrível epidemia de cólera e milhares de pessoas estavam morrendo, um Padre autorizou a produção das medalhas com a exata imagem descrita pela noviça. Logo se espalharam testemunhos de cura e milagres. Em 1835 mais de um milhão de medalhas já teriam sido distribuídas.

Na época, Catarina já nem estava mais no convento, ela tinha sido transferida para o asilo de Reuilly (Hospice d’Enghien-Reuilly), perto da Gare de Lyon, para cuidar de pobres e doentes da região. E ali ficou trabalhando por 46 anos. Catarina morreu no asilo de Reuilly, em 1876, aos 70 anos. Catarina era discreta e somente às vésperas de sua morte é que as outras noviças do asilo souberam que ela era a jovem que havia tido as visões da Nossa Senhora. Até o ano de sua morte, mais de um bilhão de medalhas haviam sido confeccionadas e distribuídas. E desde então, milhões de peregrinos do mundo inteiro vêm à Paris visitar a Capela.LRG_DSC02870

Em 1933, por conta de sua beatificação, a sepultura foi aberta. E para surpresa de todos, o corpo de Catarina estava intacto, mesmo após 56 anos de sua morte! O corpo da Santa fica exposto na Capela da Rue du Bac. Catarina Labouré foi canonizada em 1947, pelo Papa Pio XII.

A capela e suas curiosidades

É possível ver, da direita para a esquerda, o altar das aparições, em mármore e pedras preciosas. Teria sido o altar indicado pela Nossa Senhora, como o lugar onde as graças seriam dadas a quem as pedisse. Nele fica a cadeira que teria sido ocupada pela Virgem Maria na primeira aparição.DSC02837

O altar do corpo de Catarina foi construído no local onde teria ocorrido o segundo encontro com a Virgem, em novembro de 1830. Lá está a imagem de Maria segurando um globo nas mãos, que foi a visão de Catarina. A obra, de mármore de Carrara, é de Real Del Sante.

O corpo exumado de Catarina foi transferido para a Capela da Rue du Bac, em 1933. E eles está exposto num altar de vidro. Impressionante ouvir a história de que o corpo de Catarina não sofre nenhuma deterioração e poder chegar perto dele.

No local há uma lojinha, onde se vendem livros, terços e claro, as medalhas.

Endereço da Capela: Rue du Bac, 140 (7°).

Como chegar: Metrô Sèvres – Babylone.

Aberta todos os dias de 7h45-13h e de 14h30-19h, exceto feriados (8h15-12h30 e 14h30-19h). Terças, sem intervalo.

Site: www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s