Hudson Yards: a mais nova área de NYC

Onde não havia praticamente nada, fica hoje um dos CEPs mais caros de Manhattan.  Resultado de um projeto megalomaníaco, décadas de planejamento, muitas disputas e um canteiro de obras que se iniciou em 2012. Hudson Yards é o que alguns urbanistas chamam de verdadeira transformação da cidade.

geraldapraça
Praça central de Hudson Yards. Foto: Alexandre Suplicy

Se o Hudson Yards foi projetado para impressionar, o objetivo cumprido com sucesso! Este é o maior empreendimento imobiliário privado já realizado em Nova York depois do Rockefeller Center. Foram US$ 25 bilhões, sete anos de construção e ele ainda está incompleto. Em 2019, ficou pronta a primeira fase, mas o projeto só vai ficar completinho em 2026. Caminhando por lá é possível ver e ouvir o barulho dos prédios ainda em construção. A expectativa é a de que quando o projeto estiver 100% concluído, passem por lá 125 mil pessoas diariamente para morar, jantar, trabalhar ou simplesmente “turistar”.

trensepredios
O estacionamento de trens ainda está lá. Os prédios foram erguidos acima dessa plataforma. Foto: Alexandre Suplicy

Olhando para os modernos prédios de agora chega a ser difícil de acreditar que antigamente o local era usado apenas como pátio de manobras e estacionamento de trens que operam na Penn Station.

GettyImages_HudsonYardsBefore
Foto: Alexandre Suplicy

Numa cidade em que recursos e sonhos não tem limite, faltava o crucial: espaço. Essa era uma das últimas grandes áreas disponíveis de Manhattan. Na verdade, a cidade tinha outros planos pra região. Havia a esperança de que NYC fosse eleita a sede das Olimpíadas de 2012 e com isso havia planos de se construir ali um Estádio de Futebol. Como nada disso se concretizou, o projeto de revitalização mudou de mãos, de proporção e foi parar na iniciativa privada.

fachadashopping
Insira uma legenda

Mas afinal, o que é exatamente esse novo e badalado ponto da cidade? Uns dizem que é um complexo, outros chamam de bairro, afinal ele ocupa uma área de mais de 113 mil m²… Hudson Yards é uma mistura do que se pode ter de melhor na porta de casa ou do escritório. Acrescente aí um hotel de luxo, galeria de arte, um hot spot gastronômico, jardins, praça pública e um shopping de 7 andares. Estar em uma das torres residenciais ou comerciais é um privilégio pra quem pode pagar. Tudo projetado por alguns dos arquitetos mais renomados do mundo!

Vesselno Skyline
Da outra margem do Rio Hudson é possível ter a noção exata da magnitude de Hudson Yards. Foto: Alexandre Suplicy

O Hudson Yards começa onde termina o percurso do Higline, o famoso parque elevado. Ele também pode ser acessado pela linha 7 do metrô, inaugurada em 2015. Essa nova área fica no  West Side, a parte Oeste de Manhattan, às margens do Rio Hudson, entre a 10 e a 12 avenida e entre as ruas 30 e a 34. Fica bem pertinho de Chelsea. Dá uma olhada no mapa.Screen Shot 2019-11-19 at 13.14.33

Um Raio X do Hudson Yards

A fase 1 engloba o que eles batizaram de Eastern Yard. É ali que ficam 6 prédios ultra modernos, uma praça pública, um centro de artes, um shopping, o The Vessel e um hotel.

The Shops and Restaurants at Hudson Yards, um shopping de 7 andares. Lá dentro você vai encontrar lojas de grife, como Dior, Cartier e Chanel, além de marcas mais populares como H&M e Zara. Há também lojas de departamento, como a gigante Neiman Marcus, que ocupa os três pisos superiores. São mais de cem lojas no total. Há diversas opções de cafés e restaurantes, incluindo alguns de chefs renomados.

shoppinginterno2
Mais de 100 lojas em 7 andares de Shopping. Foto: Alexandre Suplicy
shoppingfachadadentro
The Shops and Restaurants at Hudson Yards. Foto: Alexandre Suplicy

Por dentro do Shopping, está o acesso para um mercado delicioso e lindo, o Little Spain. Como o próprio nome já diz é um espaço com quiosques para a venda de comidas e venda de produtos culinários espanhóis. O lugar segue a mesma proposta do Eataly.

littlespain1
O Mercado Little Spain. Foto: Alexandre Suplicy
littlespain5
Foto: Alexandre Suplicy

The Vessel tem sido o lugar mais comentado do complexo. Devido à sua magnitude e a complexidade da obra. Uma estrutura de bronze e aço de 45 metros de altura onde é possível subir até o nível mais alto. Leia mais detalhes aqui.

thevesselclose
The Vessel. Foto: Alexandre Suplicy

O The Shed é um centro de artes mantido por uma organização que leva o mesmo nome. tem capacidade para 1.250 pessoas sentadas. Ele chama a atenção pelo formato do teto retrátil, que lembra um casaco gordinho de nylon, rsrs.

Além disso, 4 arranha-céus super modernos já estão de pé:

o 10 Hudson Yards, de 52 andares, que foi o primeiro prédio a ser concluído e está ocupado por gigantes como L’Oreal.

O 15 Hudson Yards que abriga 285 apartamentos residenciais. O predio tem entradas separadas para quem possui apartamentos de luxo e para as chamadas moradias “populares”.

O 30 Hudson Yards já é o quarto edifício mais alto da cidade, com 101 andares. É nele que fica o maior observatório aberto do hemisfério ocidental, o já famosos Edge, a ser inaugurado em 2020, no 100º andar.

O 35 Hudson Yards é um prédio de uso misto, com escritórios, lojas, consultórios médicos e onde fica o chiquérrimo hotel Equinox

O 55 Hudson Yards, ocupado por grandes escritórios de advocacia.

O 50 Hudson Yards ficará pronto em 2022 e terá parte do espaço ocupado pelo Facebook. Quando estiver pronto será a quarta maior torre de escritórios de Nova York

A segunda fase do projeto, o Western Yards, ainda vai contar com mais torres de apartamentos residenciais, escritórios e até uma escola pública.

Screen Shot 2019-11-19 at 11.59.42

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s