Um restaurante de comida tradicional da região do Minho. Estilo Comfort Food, só que com um toque requintado. O ambiente é super gostoso, a começar pela localização. Em meio à natureza, no monte da Falperra. Um cenário lindo pra iniciar qualquer refeição. O restaurante fica numa charmosa rua sem saída.
O Dona Julia é rodeado por carvalhos, castanheiros e sobreiros. O sobreiro é a árvore cuja casca dá origem à cortiça. Como chegamos cedo, fizemos questão de dar uma olhada no entorno.
Do lado de fora, as recomendações chamam a atenção, principalmente a do Michelin. O restaurante entrou para a seleta lista de indicações do guia, em 2019.
Lá dentro, a decoração é rústica e moderna. E logo na entrada nos deparamos com os peixes frescos expostos e a grelha onde as carnes são preparadas.
Vamos às delícias que provamos:
Como entradas, vieram os bolinhos de bacalhau, sardinhas, queijo com massa folhada e compota de abóbora, saladinha de tomates e alheira com grelos. Os grelos são uma verdura muito cultivada em Portugal e servida como acompanhamento. Lembra um espinafre.
Os pratos principais:
Bife de vazio, que pra gente seria a fraldinha. Ela vem acompanhada de batatas fritas. A carne veio no ponto perfeito! Bacalhau assado com batatas. Era impossível parar de comer de tão bom! Cabrito assado ao forno com batatas. Estava simplesmente, maravilhoso!! Polvo empanado. E ainda provamos o arroz de feijão, isso mesmo! Não é arroz com feijão… É uma receita típica portuguesa, com feijão vermelho e ideal para os dias frios. Leva chouriço e a consistência é quase a de um risoto.


As sobremesas também foram bem tradicionais. O Leite Creme, uma versão portuguesa do creme brulée, e a Torta de Bolacha, que é o nosso famoso pavê.
Dona Julia – Endereço: Travessa Via Falperra, Braga
A 4,5km de Bom Jesus do Monte
1 comentário