O típico lugar que a gente fica na dúvida sobre o que é melhor: a comida ou a localização.
O Hotel Penha foi remodelado recentemente e fica na Encosta da Penha, num imponente edifício histórico do século passado. A paisagem natural no entorno é encantadora. Detalhe: a construção é toda de pedra. Lá dentro a decoração é clássica e o lugar esbanja requinte.
Para chegar o ideal é ir de carro, mas vale lembrar que a estrada até o topo é bem sinuosa. Há também a opção do teleférico. A subida leva cerca de 10 minutos Atenção aos horários: as viagens se encerram às 17H00. Para melhores informações é só olhar no site da empresa.
O restaurante do hotel funciona desde 1905 e é aberto ao público que não está hospedado. A culinária também segue a linha tradicional: pratos simples que destacam o sabor de seus ingredientes principais.
Logo que chegamos nos serviram: pão, manteiga, azeitonas, patês, rissoles, croquetes, bolinhos de bacalhau, cogumelos salteados, pimentos padron, folhado de alheira crocante, ovos rotos e revuelto de gambas. Sim, tudo isso!!
Uma curiosidade importante sobre a alheira feita na região. Ela não leva carne de porco e sim de frango! Essa peculiaridade tem origem na Idade Média, por conta dos judeus que já moravam na região e não comiam o porco.

O revuelto de gambas leva ovos e camarões, como um ovo mexido chique! Os pimentos padron, para quem não conhece, são mini pimentões de origem espanhola e muito utilizados na culinária portuguesa. Uma delícia e pouco picantes!
Quando nos deparamos com a quantidade de entradinhas, imaginamos que este já seria o almoço. Para surpresa de todos na mesa, aquele banquete era apenas um aperitivo. Sim, a vontade era a de comer e repetir cada uma delas, mas precisávamos guardar espaço para o que estava por vir!
Os pratos principais foram dois: Vitela com batatas e filés de pescada com salada russa.

A sobremesa também foi um daqueles pecados que vale a pena cometer. Trouxeram uma seleção de praticamente tudo que o restaurante tem no cardápio. Experimentamos o Pudim Abade de Priscos, a Tarte Merengue, um Cheesecake de Frutas Vermelhas, uma Torta Delícia de Chocolate, além de frutas frescas.
E aqui, alguns dos vinhos que consumimos durante o almoço e que harmonizaram perfeitamente com o peixe e com a Vitela.
Restaurante do Hotel da Penha – Endereço: Rua Nossa Senhora da Penha 4810-038, Guimarães
A 7km do centro da cidade
1 comentário