Restaurante do Hotel da Penha, em Guimarães

O típico lugar que a gente fica na dúvida sobre o que é melhor: a comida ou a localização.

O Hotel Penha foi remodelado recentemente e fica na Encosta da Penha, num imponente edifício histórico do século passado. A paisagem natural no entorno é encantadora. Detalhe: a construção é toda de pedra. Lá dentro a decoração é clássica e o lugar esbanja requinte.

Dia5_Guimaraes_Hotel_Penha-1hotel

Para chegar o ideal é ir de carro, mas vale lembrar que a estrada até o topo é bem sinuosa. Há também a opção do teleférico. A subida leva cerca de 10 minutos Atenção aos horários: as viagens se encerram às 17H00. Para melhores informações é só olhar no site da empresa.

O restaurante do hotel funciona desde 1905 e é aberto ao público que não está hospedado. A culinária também segue a linha tradicional: pratos simples que destacam o sabor de seus ingredientes principais.

Logo que chegamos nos serviram: pão, manteiga, azeitonas, patês, rissoles, croquetes, bolinhos de bacalhau, cogumelos salteados, pimentos padron, folhado de alheira crocante, ovos rotos e revuelto de gambas. Sim, tudo isso!!

Uma curiosidade importante sobre a alheira feita na região. Ela não leva carne de porco e sim de frango! Essa peculiaridade tem origem na Idade Média, por conta dos judeus que já moravam na região e não comiam o porco.

Dia5_Guimaraes_Hotel_Penha-5
A alheira de frango, os pimentos e os cogumelos salteados. Foto: Alexandre Suplicy

O revuelto de gambas leva ovos e camarões, como um ovo mexido chique! Os pimentos padron, para quem não conhece, são mini pimentões de origem espanhola e muito utilizados na culinária portuguesa. Uma delícia e pouco picantes!

Dia5_Guimaraes_Hotel_Penha-3

Quando nos deparamos com a quantidade de entradinhas, imaginamos que este já seria o almoço. Para surpresa de todos na mesa, aquele banquete era apenas um aperitivo. Sim, a vontade era a de comer e repetir cada uma delas, mas precisávamos guardar espaço para o que estava por vir!

Os pratos principais foram dois: Vitela com batatas e filés de pescada com salada russa.Dia5_Guimaraes_Hotel_Penha-7

Dia5_Guimaraes_Hotel_Penha-8
Nosso almoço no Restaurante do Hotel da Penha. Foto: Alexandre Suplicy

A sobremesa também foi um daqueles pecados que vale a pena cometer. Trouxeram uma seleção de praticamente tudo que o restaurante tem no cardápio. Experimentamos o Pudim Abade de Priscos, a Tarte Merengue, um Cheesecake de Frutas Vermelhas, uma Torta Delícia de Chocolate, além de frutas frescas.

Dia5_Guimaraes_Hotel_Penha-10

E aqui, alguns dos vinhos que consumimos durante o almoço e que harmonizaram perfeitamente com o peixe e com a Vitela.

Restaurante do Hotel da Penha – Endereço: Rua Nossa Senhora da Penha 4810-038, Guimarães

A 7km do centro da cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s