5 Experiências gastronômicas no Norte de Portugal

Quando a gente pensa na culinária de Portugal, a primeira coisa que vem à cabeça, é claro, o bacalhau. Sim, os pratos portugueses com esse peixe são maravilhosos! Mas, na visita que fizemos ao Norte do País, descobrimos que a gastronomia da região vai muito além do já consagrado bacalhau.

O Norte de Portugal traz para a mesa uma cozinha de sabor mais intenso e muitas receitas com carne. A convite da Azul Linhas Aéreas e do Visit Porto and North tivemos a oportunidade de degustar o melhor dessa região, que atrai cada vez mais turistas.

E aqui, você sempre vai encontrar fartura, produtos regionais frescos e métodos tradicionais de preparo. Quando a comida chega é uma festa para os olhos e para o paladar.

Vou listar pra vocês os restaurantes que conhecemos e um pouco do que provamos. Descrevo com mais detalhes na sessão Restaurantes aqui do Blog. Detalhe: cada refeição era sempre harmonizada com um vinho da região, afinal, o Norte é um grande produtor de vinhos do Porto, vinhos verdes e os DOC Douro. Quando nos sentávamos à mesa, em qualquer lugar do Norte de Portugal, sabíamos que não seria um simples almoço ou jantar. Seria uma experiência.

E tão importante quanto o expertise dos chefs e a qualidade dos vinhos é a gentileza do povo. Ser bem tratado deixa qualquer prato ainda mais gostoso! Fomos recebidos com muito carinho pelos portugueses e isso, com certeza, fez toda a diferença!

Restaurantes Dona Julia – em Braga

O Restaurante Dona Julia fica em Braga, a 4,5 km de Bom Jesus do Monte. Comida tradicional e caseira com um toque requintado. Ambiente rústico e moderno e fartura à mesa. Faz parte do Guia Michelin 2019.

O restaurante serve de tudo, até sushi, que virou moda entre os portugueses. Mas o forte são mesmo os pratos típicos do norte e as carnes. Excelente carta de vinhos para acompanhar.

Como entrada, não deixe de provar as sardinhas empanadas e o queijo com massa folhada e compota de abóbora.

Entre os pratos principais, destacamos o Bacalhau Assado com Batatas e o Arroz de Feijão, um prato típico para dias frios e que, pela consistência, lembra um risoto.

Quer ver mais? Leia aqui sobre o Dona Julia.

 

Restaurante do Hotel da Penha – em Guimarães 

O Restaurante do Hotel da Penha é aberto ao público e fica no topo de uma encosta oferecendo uma vista maravilhosa! Ambiente clássico e requintado.

Para iniciar, indicamos os pimentos padron e os folhados de alheira, que no Norte são feitas de frango. As entradas são espetaculares e dá vontade de repetir cada uma delas, mas aí você se lembra de guardar espaço para o prato principal. Pedimos filés de pescada empanados e vitela com batatas. O vinhos aqui também ganham destaque e complementam a experiencia do almoço. Descubra mais sobre o Restaurante do Hotel da Penha.

 

Restaurante DOC – em Folgosa

Seria injusto dizer simplesmente que no DOC você vem para almoçar ou jantar. Não. Você vem para uma experiência gastronômica. O lugar é do premiado Chef Rui Paula, que também é jurado do MasterChef Portugal. O DOC é recomendado pelo guia Michelin e fica num cenário arrebatador.

O chef usa a gastronomia molecular em algumas receitas e prima por ingredientes genuinamente da região.

Prove a entrada de Asas de galinha d’Angola, vieiras e tupinambo, cogumelos e espuma de estragão. Simplesmente incrível.

O tradicional prato português arroz Carolino, aqui, é elevado a um outro nível. Também provamos o lombinho de vitela com brás de legumes, que leva no preparo morcela, ovo e azeitonas, acompanhado de purê de açafrão e cebola.

No DOC vivemos uma experiência inesquecível. Veja aqui como foi. Uma cortesia, que não encontrei no cardápio transformou a nossa visita em algo mágico. Um doce que explode na boca e tem barulho de chuva!!! Sublime!

 

Restaurante Fuga – no Porto

Um lugar sofisticado e ao mesmo tempo aconchegante. Ideal pra quem busca algo típico, com uma pegada mais moderna. O Restaurante Fuga está em alta no Norte de Portugal.  A localização é perfeita para quem quer comer apreciando a vista. O Fuga está na área litorânea do Porto e é quase pé na areia. Ambiente com luz natural e decoração rústica chique. No cardápio, pratos da região com um toque internacional. Na ida ou na volta, passe pelo Farol da Foz, que fica ali pertinho e é uma paisagem encantadora, que só vai complementar a experiência do restaurante!

 

 

Quinta do Panascal – Valença do Douro

Este na verdade não é um restaurante. É uma quinta que oferece provas de seus vinhos e organiza jantares apenas ocasionalmente para grupos seletos. Tivemos a sorte de sermos convidados para um jantar exclusivo. A Quinta do Panascal é do século XVIII e é a propriedade vinícola mais  importante da Port Wine Company Fonseca. Seus vinhos são premiados internacionalmente.

 

 

O jantar teve gostinho de comida caseira e reconfortante. Simplicidade que revelou o verdadeiro sabor da culinária do Norte, mostrou pra gente, aquilo que os portugueses da região comem em suas casas. Produtos locais frescos, receitas descomplicadas e tradição no prato. Tomamos uma sopa creme de batata, cenoura e abóbora aromatizada com hortelã. O prato principal foi arroz de pato e salada. Sentamos à uma mesa redonda com um dos donos da Quinta e o papo foi tão agradável quanto a comida. A sensação era a de estar  jantando na casa de algum amigo português. Fiz questão de tirar uma foto com Lucia e Mila, as cozinheiras, tamanho foi o prazer dessa experiência! O jantar num lugar que não é exatamente um restaurante aberto ao público me fez ter a certeza de que muitas vezes, as coisas simples são as melhores da vida!

Dia6_Quinta_do_Panascal-13
Com Lucia e Mila, as cozinheiras da Quinta do Panascal.
Dia6_Quinta_do_Panascal-12
À direita, o sr. Miguel Campos e à esquerda, Joaquim Cruz, o sommelier da Quinta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s