Amarante, uma grata surpresa!

Eu nunca tinha ouvido falar em Amarante. A cidadezinha estava na roteiro de cidades que iríamos conhecer no Norte de Portugal, a convite da Azul Linhas Aéreas.

Sabe aquele lugar que você tem zero expectativa e se surpreende no final? Pois é… Amarante entrou pra nossa lista de destinos que indicamos! Até porque do Porto até lá são cerca de 40 minutos.

Dia6_Amarante-2
A cidade que parece uma pintura. Foto: Alexandre Suplicy

Passamos a manhã nesse lugar que mais parece uma pintura. Amarante fica às margens do Rio Tâmega e tem apenas 11 mil habitantes. Super pequena e tranquila. Os pontos de interesse estão concentrados no centro histórico.paisagem

Dia6_Amarante-9
A famosa Ponte de São Gonçalo. Foto: Alexandre Suplicy

A Ponte de São Gonçalo é o grande cartão postal da cidade e classificada como Monumento Nacional. Aliás, aqui, tudo gira em torno da figura de São Gonçalo. A Igreja, o Convento e a Ponte levam o nome dele. Mas o curioso é que São Gonçalo nunca foi santo. Ele era, na verdade, um beato. Segundo a crença popular, São Gonçalo é o casamenteiro de mulheres mais velhas. Diz a lenda, que se Santo Antônio não ouvir as preces das mais jovens e a idade avançar, é a São Gonçalo que elas devem recorrer. 

Bom, para a Igreja católica, Gonçalo é apenas um beato. Para a população de Amarante, ele é santo e pronto!

Gonçalo era um monge beneditino e chegou a Amarante no século XIII depois de uma peregrinação pela Itália e por Jerusalém. A construção da ponte é atribuída a ele e remete à heróica resistência da população às forças de Napoleão, que invadiram Portugal no início do século XIX. Amarante foi alvo porque era uma importante rota de passagem para a região de Trás-os-Montes.

Na Igreja, construída em sua homenagem existe uma estátua de São Gonçalo. A imagem tem uma corda em volta da cintura e acredita-se que quem quiser arrumar marido, deve puxar a corda três vezes. Reza a lenda que um senhora estava tão desesperada que quase derrubou a figura de São Gonçalo ao puxar a corda. Depois do episódio, achou-se mais seguro colocar a figura do padroeiro num lugar bem alto e com um aviso pedindo para que se preserve a obra do século XVI.

ImagemSGoncalo
A imagem de São Gonçalo dentro da Igreja. 
cartaz
E a mensagem curiosa pedindo para que não se toque na corda.

Por conta da figura de São Gonçalo, Amarante tem uma caráter religioso, mas também é conhecido como roteiro romântico.

Outra atração dessa cidade pequenininha são os doces conventuais. E eles são super tradicionais!! Amarante é o berço de 5 doces: Lérias, São Gonçalos, Papos de Anjo, Foguetes e Brisas do Tâmega.

 

IMG_6736
Esqueça a dieta e prove os doces conventuais. 

Dê uma passadinha na Confeitaria da Ponte, fundada em 1930 e experimente um de cada com um cafezinho e a vista do rio Tâmega.

Os doces têm algumas curiosidades. Já que levam muitas gemas, as claras serviam para engomar as vestimentas das freiras e também usadas no processo de fermentação do vinho verde, típico do Douro.

IMG_6728
A Confeitaria da Ponte. A mais famosa da cidade. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s