Portugal e O Lenço Dos Namorados

Portugal é famoso também pelos bordados, mas nas ruas do centro histórico de Guimarães, descobrimos uma história fofa sobre essa arte tão tradicional.

Você já ouviu falar em lenço dos namorados? Conta-se, por aqui, que antigamente, as mocinhas da região do Minho costumavam bordar seus próprios enxovais. Em meio a essa tarefa elas bordavam, às escondidas, alguns retalhos com mensagens de amor, saudade e alguns desenhos românticos. Os motivos mais comuns vistos nos lencinhos são pássaros, flores, corações e chaves. E eles são originalmente bem coloridos!

 

lenço3

As jovens portuguesas do norte guardavam os lencinhos para quando encontrassem um pretendente, o que geralmente acontecia quando iam à missa, aos domingos. Como não pegava bem, puxar papo com o rapaz, elas discretamente deixavam o pedaço de pano bordado cair perto dele. Se o interesse fosse recíproco, o mocinho deveria usar o lencinho no bolso ou no pescoço.

lenço2

As mocinhas que bordavam eram de família humilde e semi alfabetizadas. Daí está a graça de toda essa historinha de amor, pois a escrita era cheia de erros ortográficos, que acabaram se tornando parte da cultura regional de forma poética. Fofo, não é?

Nas lojinhas de Guimarães, você encontra os famosos lencinhos bordados, que hoje se tornaram um divertido souvenir.

lenço6

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s